Home

Próximo webinar

Este webinar estará disponível a partir das 15 horas do dia 12 de janeiro 2016.

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (APEEFL) e a direção do mesmo agrupamento iniciaram, em novembro de 2015, um programa de job shadowing. Trata-se de um projeto em que os alunos envolvidos, por períodos de 2-4 dias, fazem “sombra” a profissionais de várias áreas em contexto laboral, de forma a tomar contacto com a realidade de várias profissões. Pretendeu-se com este projeto contribuir no apoio ao processo de decisão profissional dos alunos. Os estágios decorrem nas interrupções letivas, envolvendo cerca de 120 alunos, em mais de 20 instituições de acolhimento, nas mais diversas áreas técnico-científicas. No final de cada período de JoBs, a APEEFL e a direção do agrupamento promovem uma sessão de apresentação para os alunos envolvidos, para a qual são convidados pais, alunos, professores e representantes das instituições de acolhimento. Nestas sessões, cada aluno faz uma apresentação (5 minutos) do estágio realizado e da importância do mesmo nas decisões profissionais futuras. Para a APEEFL esta experiência tem sido extremamente gratificante.

Marisa Fonseca

Licenciou-se em Direito em 1998 na Universidade Lusíada de Lisboa. Iniciou a sua atividade profissional na sociedade de advogados “Melo Alves & Associados” na área do direito penal e criminal, funções que exerceu até ao ano de 2002. Paralelamente, exerceu as funções de consultadoria e advogada em diversas sociedades do grupo imobiliário “Retoque Lda”, em Lisboa.
Desde 2005, exerce a função de consultora e advogada na empresa “Lease Plan Portugal”, dedicando-se em exclusivo a essa atividade.

 


Cristina Gouveia

Doutorada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL. Iniciou a sua atividade profissional na aplicação das tecnologias multimédia aos sistemas de informação geográfica e na criação e implementação do sistema nacional de informação geográfica (SNIG). Tem desenvolvido projetos de investigação na área das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à engenharia do Ambiente. Trabalhou na empresa YDreams e foi responsável pela criação e operação da empresa Azorean, duas startups tecnológicas portuguesas. Atualmente é ponto de contacto nacional do programa de financiamento europeu Horizonte 2020 na área das empresas e ambiente. Acredita que a educação baseada em projetos, especialmente na área da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e arte, podem devolver o entusiasmo às escolas.